O que é o Reumatismo?
Reumatismo em sí não é uma doença e sim um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto. As mais conhecidas são: artrite reumatóide e artrose.
Geralmente, o reumatismo está associado ao envelhecimento, por conta do enrijecimento das articulações, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.
Os principais sintomas de reumatismo ocorrem com mais frequentes nas articulações do joelho, quadril, pescoço ou pés, e incluem:
- Dor nas articulações;
- Inchaço e vermelhidão das articulações;
- Dificuldade para movimentar as articulações, especialmente ao acordar;
- Dor nos músculos próximos da articulação;
- Dificuldade para elevar os ombros até o pescoço;
- Dificuldade para esticar os braços sobre a cabeça;
- Cansaço generalizado.
Shiatsu para Tratamento de Reumatismo
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os diversos benefícios do Shiatsu para o corpo. Mas será que o Shiatsu é bom para o reumatismo?
Shiatsu é uma terapia física que suporta e reforça a capacidade natural do corpo para curar e equilibrar-se. Originado no Japão, pelas mãos de Tokujiro Namikoshi quando, com sete anos de idade, curou completamente a mãe que sofria de reumatismo. Ele usou apenas os polegares, dedos e palmas na aplicação de pressão ao corpo dela. Este foi o começo do Shiatsu em 1912. Seus estudos contínuos o levaram ao estabelecimento de uma teoria anatômica e fisiológica do Shiatsu.
Desde a década de 50 o Shiatsu é reconhecido pelo Ministério da Saúde do Japão como um tratamento terapêutico exclusivamente japonês. É indicado para prevenir e tratar várias doenças, tais como reumatismo, dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, espasmos musculares, estresse, ansiedade, dores de cabeça, sinusite, etc…
Por exemplo, se você tem artrite reumatoide a massagem terapêutica melhora a manipulação de tecidos moles para liberar a tensão muscular restabelecendo o fluxo sanguíneo, de forma a reduzir as inflamações e inchaços provocados pelo reumatismo, que afeta muitas pessoas, independentemente de serem jovens ou idosas.
Conclusão
O Shiatsu não só é recomendado para o tratamento do reumatismo, como foi criado a partir do tratamento do reumatismo. Por conta da sua fisiologia, ele promove a melhora da inflamação, reduz a dor e aumenta a mobilidade, restabelecendo o bem estar e qualidade de vida dos pacientes que sofrem de reumatismo.
Fonte: Tokujiro Namikoshi