Florais ou Óleos Essenciais? Qual escolher?
Quem nunca se fez essa pergunta, não é mesmo?
A primeira coisa que se deve fazer para responder se devemos usar Florais ou Óleos Essenciais, é entender o que são e para que servem.
Neste e-mail vamos te mostrar as diferenças entre os dois e os principais usos para ambos.
O que são florais?
Mistura diluída do extrato das plantas, normalmente preparado com água e conservante natural.
Foram desenvolvidos pelo médico inglês Edward Bach, que pesquisou durante 20 anos sobre os problemas de saúde. Ele constatou que frequentemente, esses problemas se originam nas emoções, principalmente por sentimentos reprimidos, causando conflitos mentais e posteriormente doenças físicas.
Através do seu estudo, Bach desenvolveu uma série de essências que ajudam a restabelecer o equilíbrio das emoções. Com as emoções estabelecidas, a saúde do corpo também se restabelece.
Como são preparados?
Os florais são preparados de extratos de ervas, concentrados, que devem ser diluídos em água, acrescentados de álcool de cereais ou conhaque, para sua conservação. aconselha-se guardar em uma frasco de vidro escuro, para não perder suas propriedades.
Benefícios dos Florais
Os florais atuam em conjunto com terapias para tratamento de ansiedade e depressão. Também são ótimos para lidar com situações de grande estresse, ou ainda, que geram pensamentos negativos. Aumenta a positividade, a auto-estima, melhorando as emoções, atuando no equilíbrio entre mente e corpo.
O que são os óleos essenciais?
São compostos naturais, voláteis, extraídos de flores, folhas e raízes de plantas aromáticas. São muito concentrados e tem como característica principal o aroma marcante.
Os óleos essenciais, na natureza, agem como protetores das plantas, uma vez que suas propriedades têm ação inseticida e antibacteriana. Já o aroma, é responsável por afastar animais.
O oposto também acontece, uma vez que os óleos essenciais são grandes aliados na polinização, atraindo insetos polinizadores, como abelhas.
Benefícios dos Óleos Essenciais
Os óleos essenciais têm uma gama muito grande de aplicações. No dia a dia, podem ser usados para conservar alimentos, cicatrizar e até como desinfetante. Também são ótimos fungicidas e bactericida. Não podemos deixar de citar, também, que são excelentes repelentes de insetos.
Em relação à saúde, eles são ótimos para quem busca melhoria de bem-estar. Também são grandes aliados no alívio de sintomas de doenças, como ansiedade e depressão. São ótimos analgésicos, antissépticos, cicatrizantes, anti-inflamatórios, estimulantes, diuréticos, entre outros.
Como devem ser usados os óleos essenciais?
Os óleos essenciais são muito versáteis quanto a sua utilização, podendo ser aplicados de diversas formas.
Listamos abaixo os usos mais comuns:
- Massagem
- Inalação
- Pele
- Banho
- Compressa
Como são muito concentrados, algumas gotas são suficientes para se atingir o resultado esperado.
Pronto, agora você já sabe a diferença entre óleos essenciais e os florais, e como usá-los.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares. Se quiser, deixe seu comentário.